Responsabilidade Social e Sustentabilidade

o terçoO terço criado participativamente pelo grupo de artesanato das mulheres do MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém) em um projeto de geração de renda onde o valor é totalmente repassado para elas, que fornecerão um recibo de doação para valores acima de R$ 20,00. Cada terço custa R$10,00 reais e vem com a embalagem.

As ilhas de Belém são habitadas por 20 mil pessoas invisíveis a algumas esferas do poder público.MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém)

O Instituto Peabiru está trabalhando a capacitação em empreendedorismo deste grupo através do artesanato sustentável. Este projeto pretende que o grupo não apenas crie peças de artesanato mas que também se tornem agentes de seu futuro, donas de seu negócio. Ao final pode ser que nem produzam as “bio-jóias”, mas produtos de floresta com que se identifiquem mais, o processo é que vai determinar.

A intenção é que todo material do terço saia das ilhas, que ainda está começando a acontecer, acabamos de terminar a capacitação em beneficiamento das sementes.

MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém)O açaí é o alimento fundamental na dieta do amazônida. Da extração sobram toneladas de sementes que vão para o lixo. Usaremos estas sementes.

A embalagem é feita por elas, usando o papel que normalmente vai para o lixo, agregado com fibras amazônicas, palhas de açaí, de coco e de bananeira.
MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém)
O fio também será de palha da costa, feito a partir da retirada da envira do miriti. É preciso colhê-la na época certa e trabalhar para que se torne um fio muito resistente.

O terço é o primeiro produto do grupo, pensado como uma primeira meta para que MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém)entendam como estruturar a produção, planejar o estoque, formar o preço e como se dá a venda. A partir deste produto inicial, conversaremos sobre os erros e os acertos do processo, mas de maneira concreta a partir do que vivenciaram. É a forma mais efetiva de compreenderem.

Pedidos: (91) 9127-2792 / 9961-1726
E-mail: mmibcotijuba@yahoo.com.br

Fazendo acontecer:
Instituto Peabiru

MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém)
Mapinguari Design
Forminform