Atençãcinemao: devido aos tamanhos das programações, é necesssário ir até o final desta página para a programação de cada cineclube.

___
Cine Periferia Pai D’égua, dia 12 até até dia 16 | desde 19h. E no dia 16 | 18h com exibição dos filmes vencedores. O evento propõe a difusão e fomento da cultura de periferia por meio de produções audiovisuais realizadas por personagens das próprias comunidades, retratando dessa forma a realidade em que vivem a partir de uma perspectiva própria. A programação, realizada pela Central Única das Favelas e Crias do Futuro, conta com bate-papos e a exibição de quase 20 filmes. No Cine Olympia, Av. Presidente Vargas, 918. Fone: 3230-5380. Entrada franca.

___
“Antes do Pôr-do-Sol”, de Richard Linklater. Dia 15 | 18h. Jesse (Ethan Hawke) é um escritor norte-americano. Celine (Julie Delpy) é uma francesa que trabalha para uma organização de proteção ao meio ambiente. Há nove anos, eles se conheceram em um trem que ia de Budapeste a Viena. Depois de terem se separado nessa viagem, eles se reencontram quando ele volta a Paris para divulgar seu novo livro. Como, mais uma vez, eles têm poucas horas para ficarem juntos, eles asseiam pela capital francesa enquanto contam sobre suas experiências nesses últimos anos. Continuação de Antes do Amanhecer. No Cine Líbero Luxardo, Centur, na Av. Gentil Bittencourt, 650. Informações: 3202-4321 / 3202-4333. Entrada franca.

___
“A Era da Inocência” (Dir. Denys Arcand), dias 15 e 16 | 16h. Em seus sonhos, Jean-Marc LeBlanc (Marc Labrèche) é um cavaleiro valente, uma estrela dos palcos, um artista que vive com mulheres a seus pés e em sua cama. Mas, na realidade, é um sujeito muito diferente. Cidadão comum, seu trabalho é ouvir pacientemente pessoas que chegam a seu departamento procurando ajuda. Em casa, sua mulher está muito ocupada para prestar atenção nele e seus filhos adolescentes não lhe dão a mínima. A tentação de seguir vivendo em sua terra de sonhos é muito grande. No Centro Cultural SESC Boulevard, na Av. Boulevard Castilho França n° 522/523, em frente à Estação das Docas). Informações: 3224-5654 / 3224-5305. Entrada franca.

___
“Cosmópolis”, de David Cronemberg. Baseado no livro homônimo de Don DeLillo, o filme se passa em Nova Iorque, num futuro próximo. Eric Packer,  um milionário de 28 anos que sonha viver numa civilização mais avançada do que a atual, assiste a uma transformação que se abate sob o universo de Wall Street.  À medida que é conduzido à região de Manhattan para cortar o cabelo na antiga barbearia do seu pai, os olhos ansiosos de Eric são absorvidos pela subida imprevisível da moeda chinesa, o que coloca a sua fortuna em risco. Entretanto, uma atividade anormal irrompe nas ruas da cidade. No Cine Estação das Docas. Censura 16 anos. Ingresso: R$ 8,00; meia entrada R$ 4,00.
Dia 9 (domingo), 10h, 18h e 20h30
Dia 13 (quinta), 18h e 20h30
Dia 14 (sexta), 18h e 20h30
Dia 21 (sexta), 18h e 20h30
Dia 22 (sábado), 18h e 20h30
Dia 23 (domingo), 10h, 18h e 20h30

___
“Os Doces Bárbaros”, de Jom Tob Azulay. O documentário dirigido por Jom Tob Azulay registra a turnê de shows “Os Doces Bárbaros”, que aconteceu em 1976 em comemoração aos dez anos de carreira individual de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. Foi uma turnê de sucesso que se iniciou por São Paulo e passou por Campinas e Curitiba, mas foi interrompida por um incidente policial em Florianópolis, envolvendo Gil e um flagrante de maconha. Ainda em plena ditadura militar, o caso tomou proporções desmedidas, levando Gil à prisão, julgamento e internamento em clínica de desintoxicação. O filme registra depoimentos dos geniais baianos, cenas de bastidores, o julgamento de Gil e impagáveis números musicais. Versão integral sem os cortes da Censura Federal. No Cine Líbero Luxardo, Centur, na Av. Gentil Bittencourt, 650. Informações: 3202-4321 / 3202-4333. Dias 06, 07, 13 e 14 | 19h. Entrada franca.

__________________________

Moviecom – centro de compras (shopping) Castanheira

Cinépolis – centro de compras (shopping) Boulevard

Moviecom – centro de compras (shopping) Pátio Belém (antigo Iguatemi)

Moviecom Arte. Se as datas estiverem defasadas basta checar a programação das salas Castanheira e Pátio Belém (antigo Iguatemi) e confirme nos links abaixos, pois temos acompanhado e às vezes não estão em sincronia nos sites do Moviecom.

___

Filme “Cabanos” encabeçado por professor de história, [aguarde novas exibições]. O filme tem quase duas horas e mostra a história do movimento cabano, enfocando a rotina de uma família de ribeirinhos. Ao todo são 80 atores, sendo que 26 são os alunos da escola e 54 são convidados. As gravações foram feitas em 2009 em Curuçá, Icoaraci, Mosqueiro, no bairro Cidade Velha e na Ilha das onças, que fica no caminho da Ilha do Marajó. O objetivo do filme é aumentar o interesse dos estudantes na disciplina história. “A participação dos alunos foi incrível, eles se dedicaram de corpo e alma”, comenta Sebastião. Veja o trailer:

. 
fontes: Diário do Pará, O Liberal, Portal Cultura da
Funtelpa e colaboradores.